quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Atividades sobre figuras de linguagem

Check out this SlideShare Presentation:


Atividade sobre Figuras de Linguagem

Identifique as figuras de linguagem presentes nas passagens abaixo:

a) A brisa do Brasil beija e balança ( Castro Alves) aliteração
b) Antes de sair, tomamos um cálice de licor. ( metonímia)
c) Amou daquela vez como se fosse máquina. (Chico Buarque) (comparação)
d) Na estante, livros e mais livros. ( elipse)
e) Sentou-se no braço da poltrona para descansar. ( catacrese)
f) Ela se preocupa tanto com o passado que esquece o presente. (antítese)
h) Aquele rapaz não é legal, ele subtraiu dinheiro. (eufemismo)
i) Como você escreve bem, meu vizinho de 5 anos teria feito uma redação melhor! (ironia)
j) Já lhe disse isso um milhão de vezes (hipérbole)
l) A formiga disse para a cigarra: ” Cantou...agora dança!” (prosopopéia)
m) O que o vago e incógnito desejo de ser eu mesmo de meu ser me deu." (Fernando Pessoa) (assonância)
n) Alguns estudam, outros não. (zeugma)
o) Morreu o presidente (hipérbato)
p) Vi com meus próprios olhos. (pleonasmo)
q) Não sopra o vento; não gemem as vagas; não murmuram os rios. (assíndeto)
r) O menino resmunga, e chora, e esperneia, e grita, e maltrata. (polissíndeto)
s) Eu, parece-me que vou desmaiar (anacoluto)
t) Olha a voz que me resta / Olha a veia que salta / Olha a gota que falta / Pro desfecho que falta / Por favor." (Chico Buarque) ( anáfora)
u) A Amazônia é o pulmão do mundo. (metáfora)
v) “Neste momento todos os bares estão repletos de homens vazios" (Vinicius de Moraes) (Antítese)

Nenhum comentário:

Postar um comentário